Plano de Gestão

O Plano de Gestão da Chapa Acolher e Integrar que concorre à diretoria da ABECIN no período 2019-2022 tomou por base os seguintes documentos: Estatuto ABECIN, Plano Nacional de Educação (2014-2024), Diretrizes curriculares Nacionais (Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Assim, a proposta da Chapa Acolher e Integrar para eleição da nova diretoria adota as seguintes diretrizes:

I – Formação em Nível de Graduação (Presencial e a Distância)

– Manter ativa a relação da ABECIN com o Fórum Brasileiro de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e o Ministério da Educação (MEC), buscando integrar ações visando a melhoria do ensino de graduação na área de Ciência da Informação;

– Estimular a atualização permanente das diretrizes curriculares nacionais dos cursos da área;

– Mapear indicadores dos cursos conforme as metas do Plano Nacional de Educação – Lei n° 13.005/2014 – 2014 a 2024;

– Fomentar o debate sobre as práticas de ensino e sua disseminação nos eventos nacionais e regionais da ABECIN;

– Acompanhar a implantação dos cursos de graduação a distância na área de Biblioteconomia e orientar o uso da EaD nos cursos presenciais, quando for o caso;

– Orientar as atualizações curriculares dos cursos da área a nível nacional;

– Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;

– Mapear as necessidades especiais dos educandos;

– Mapear o perfil socioeconômico da população discente nos cursos das áreas afins, a fim de identificar a inserção de estudantes negros, quilombolas indígenas e LGBT;

– Manter e ampliar a participação das escolas de formação junto ao Prêmio ABECIN de melhores TCC;

– Criar uma base de dados de bibliografias básica e complementar das disciplinas dos cursos da área;

– Incentivar as ações de iniciação científica e a inter-relação dos cursos com as escolas de ensino fundamental e médio a partir de projetos de extensão e estágios supervisionados.

II – Formação em Pesquisa e Pós-Graduação

– Estimular a formação em pesquisa de docentes, egressos e profissionais da área;

– Promover a formação continuada de docentes da área a partir de cursos de curta duração;

– Manter a regularidade na publicação da REBECIN;

– Disseminar e ampliar a produção da Editora ABECIN.

III – Parcerias Nacionais e Internacionais

– Estimular a troca de experiências inovadoras de ensino entre os parceiros das instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do Mercosul;

– Fomentar intercâmbios nacionais entre as escolas a partir de grupos de pesquisa e da formação de redes de pesquisadores;

– Estimular a produção científica qualitativa entre docentes, discentes e pesquisadores de diferentes regiões do País;

– Firmar novas parcerias internacionais entre escolas de formação da mesma área.

IV – Eventos da Área

– Realizar e fomentar a participação dos associados em cursos, oficinas, workshops e encontros da área;

– Apoiar a realização dos Encontros Regionais de Educação em Ciência da Informação (ERECIN) e do Encontro Nacional de Educação em Ciência da Informação (ENECIN);

– Realizar regularmente o Seminário Nacional de Avaliação curricular (SNAC);

– Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente como eixo norteador para a realização de eventos, em particular os nacionais e regionais.

V – Gestão da ABECIN

– Ampliar o número de associados individuais e institucionais;

– Fortalecer a atuação dos Grupos Regionais, visando maior interação entre as políticas nacionais de educação e as especificidades regionais;

– Atualizar permanentemente o site e a Lista de Discussão;

– Utilizar as redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin) como uma forma de comunicação e disseminação das ações da ABECIN;

– Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos a partir dos canais de divulgação da ABECIN;

– Criar o banco de Talentos ABECIN;

– Criar central de nomes de docentes de cursos;

– Divulgar lista de publicações que tratam do ensino na área;

– Divulgar um calendário anual dos eventos das áreas afins;

– Criar e divulgar lista de periódicos da área com Qualis.