Publicações da ABECIN

Com vistas a ampliar o diálogo com a comunidade científica e a dar visibilidade à produção intelectual em Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia, a ABECIN mantém em atividade a Rebecin e a ABECIN Editora.

A Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação (REBECIN) é uma revista com periodicidade semestral registrada com ISSN 2358-3193 de acesso livre e gratuito publicada pela ABECIN.

A REBECIN iniciou sua publicação com o v.1, n.1, de janeiro/junho de 2014. Publica apenas textos originais como: artigos de pesquisa, artigos de revisão, estudo de casos, comunicações, relatos de experiência e resenhas relativos à área de educação em Ciência da Informação. Os textos submetidos para publicação devem ser escritos em português, espanhol ou inglês. A revista possui uma política de avaliação, e cada texto será encaminhado para avaliação por, pelo menos, dois referees.

Fomentar a disseminação e visibilidade das pesquisas e relatos de experiências relacionados à educação em Ciência da Informação.

O escopo da REBECIN abrange: a) Currículo e conteúdos formadores: relações entre a academia e o mercado de trabalho; b) Diversidade, ética, formação política e responsabilidade social no ensino para atuação profissional; c) Memória do movimento associativo e das áreas Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e Museologia; d) Metodologias de ensino, processos pedagógicos e didática para a formação profissional; e) Competências oriundas de conteúdos formadores e à atuação no mundo do trabalho; f) Ensino com pesquisa nos campos da Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e Museologia; g) Ensino com extensão nos campos da Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e Museologia; h) Tecnologias e dispositivos aplicáveis à formação de docentes e profissionais da informação; i) Estágio curricular, extracurricular e voluntário como elemento do processo de ensino-aprendizagem.

Conheça mais sobre a REBECIN aqui.

 

A Abecin Editora tem como missão publicar livros e coletâneas, na versão digital, em Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia, com base em princípios éticos, legais, sociais, científicos e sustentáveis.

A Abecin Editora publica apenas obras de caráter universitário (individuais ou coletâneas): obras científicas; propostas de obras técnicas de referência; obras derivadas de dissertações e teses, e não publica livros de literatura (contos, poesia, romance), autoajuda, guias de turismo, infantojuvenil, empresariais, entre outros. Outros gêneros de textos serão analisados pelo Conselho Editorial da Abecin Editora.

Visite a página da Editora, conheça a Política Editorial e envie o seu original para avaliação ABECIN!