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Sobre a ABECIN

A ABECIN é uma entidade constituída com a finalidade de assegurar o debate sobre a formação de pessoas comprometidas com a manutenção e a ampliação de um corpo profissional atuante nos campos das práticas da Ciência da Informação.

Como qualquer outra entidade que congrega instituições e profissionais voltados à formação de recursos humanos em nível universitário, sua missão guarda relação direta com o conjunto de interesses e visões de mundo e com o ideário de permanência desse corpo profissional na sociedade.

Por isso mesmo, a ABECIN tem vínculo estreito com o corpo profissional desses campos. Sua criação é resultante do entendimento comum de profissionais que hoje, majoritariamente operando nos campos do ensino, pesquisa e extensão, forjou ou assimilou um conhecimento decorrente de práticas de trabalho transformado em conhecimento escolar fluente dentro da instituição educacional instituída para dar virtual existência e noção de permanência a esse corpo profissional, com a fixação de novos recursos humanos na realização da pesquisa, da experimentação e do ensino.

Além disso, como qualquer outra associação de ensino, a ABECIN é, sobretudo, um espaço político no qual a discussão sobre a perspectiva da construção e experimentação de saberes novos é tão importante e significativa quanto à ação de praticar esses saberes conquistados. Entretanto, que saberes serão os saberes perseguidos pelos membros de uma associação de educação e, em particular, da ABECIN? Obviamente, há quatro linhas de saberes que são fundamentais ao nosso trabalho:

1 - os saberes dos conteúdos do respectivo campo já existentes e prontos para serem utilizados, transmitidos, adaptados e transformados;

2 - os saberes de como realizar a transposição didática desses conteúdos para a formação das competências, habilidades e atitudes dos profissionais egressos dos cursos;

3 - os saberes derivados da transposição didática e seu efeito na consolidação dos saberes profissionais nos egressos dos cursos;

4 - os saberes sobre os melhores métodos e técnicas de ensino a serem empregados na formação das habilidades e das atitudes esperadas pelos usuários dos serviços prestados pelos egressos da escola.

Por esta razão, os membros da ABECIN como indivíduos-pessoas ou organizações educacionais, e ela própria como coletivo, se entendem como parte do corpo profissional mais amplo das profissões da informação, e se particularizam por realizarem um tipo especial de trabalho que não se confunde com o trabalho do técnico que também se inclui no elenco mais amplo dessas profissões. Ao se olhar dessa maneira, os membros da ABECIN não querem reduzir, necessariamente, o âmbito de sua atuação a papéis estreitos.

Temos a consciência de que cumprimos múltiplos papéis e de que formamos profissionais para serem flexíveis e ágeis na assunção de múltiplos papéis. Também temos a consciência de que os vários papéis se distinguem pelas funções ou objetivos que cumprem. Sob outra ótica, essa consciência nos permite perceber que a pesquisa que ensinamos e que praticamos exige distinções. Quando feita para fins de aplicação técnica ou tecnológica, tem objetivos que a diferem daquela que é feita pelo pesquisador docente, com a finalidade de aperfeiçoar no educando os processos de constituição da habilidade básica de aprender a aprender, ou seja, para a aquisição da atitude que leva à autonomia profissional.

Visto assim, a ABECIN afirma-se como instância constituída para assegurar o debate sobre a formação de seres humanos comprometidos com a manutenção de um corpo profissional que se projeta no futuro. Dessa maneira, ela tem como elemento instituinte o fomento à pesquisa sobre a organização da escola criada originalmente ou secundariamente pelo corpo profissional. Também é de sua responsabilidade fomentar entre os seus membros o conhecimento dos meios de ensino, das diretrizes curriculares, da articulação horizontal e vertical do conhecimento a ser transmitido, da comunicação professor-aluno, do contexto em que se move a ação prática do corpo profissional-docente especialmente em seus aspectos filosóficos, históricos, políticos, sociais, econômicos, pedagógicos, etc. Trata-se de pesquisar a articulação do conhecimento de ensino e de pesquisa sobre o ensino com todos os fenômenos materiais ou não que constituem, fazem desenvolver e explicam o modo de ser e de agir dos profissionais do campo das profissões da informação e de seu futuro.

Sob esta perspectiva, a ABECIN é uma associação de educação instituída pelo campo de ensino, por sua vez estabelecido pelo corpo profissional. A ABECIN é parte integrante do sistema de conhecimento e de ação política do corpo profissional do campo das profissões da informação, representado pela Ciência da Informação, como um todo. Sua missão é, assim, não somente fortalecer a escola, mas, sobretudo, fortalecer de um modo muito particular o corpo profissional do campo das profissões da informação. Isso produzirá uma articulação de base para orientar a escola a consolidar os diversos segmentos que constituem o campo de atuação do corpo profissional da área, quais sejam: a atividade técnica, a atividade científica pura, a atividade aplicada, a atividade tecnológica, a atividade de gestão de produtos e de serviços, a atividade da gestão do conhecimento do corpo profissional, dentre outras.

Com base nisso, a ABECIN fará um esforço muito particular, de fomentar no corpo profissional, a partir da atuação educacional, o sentimento de sobrevivência ou permanência profissional. A consciência dessa dimensão constituiu entendimento básico entre os membros da Associação.