Plano de Gestão

PLANO DE GESTÃO ABECIN 2022 -2025

Proposta da Chapa ACOLHER E INTEGRAR

O Plano de Gestão da Chapa Acolher e Integrar que concorre à diretoria da ABECIN no período 2022-2025 tomou por base os seguintes documentos:

  • Estatuto ABECIN
  • Plano Nacional de Educação (2014-2024)
  • Diretrizes curriculares Nacionais (Biblioteconomia, Arquivologia, Gestão da Informação e Museologia)
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Assim, a proposta da Chapa Acolher e Integrar para eleição da nova diretoria adota as seguintes diretrizes:

I – Formação a nível de graduação (presencial e a distância)

  • Manter ativa a relação da ABECIN com o Fórum Brasileiro de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e o Ministério da Educação (MEC), buscando integrar ações visando a melhoria do ensino de graduação na área de Ciência da Informação;
  • Estimular a atualização permanente das diretrizes curriculares nacionais dos cursos da área;
  • Mapear indicadores dos cursos conforme as metas do Plano Nacional de Educação – Lei n° 13.005/2014 – 2014 a 2024;
  • Fomentar o debate sobre as práticas de ensino e sua disseminação nos eventos nacionais e regionais da ABECIN;
  • Acompanhar a implantação dos cursos de graduação a distância na área de Biblioteconomia e orientar o uso da EAD nos cursos presenciais, quando for o caso;
  • Orientar as atualizações curriculares dos cursos da área a nível nacional;
  • Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
  • Mapear as necessidades especiais dos educandos;
  • Mapear o perfil socioeconômico da população discente nos cursos das áreas afins, a fim de identificar a inserção de estudantes negros, quilombolas indígenas e LGBT;
  • Manter e ampliar a participação das escolas de formação junto ao Prêmio ABECIN de melhores TCC;
  • Criar uma base de dados de bibliografias básica e complementar das disciplinas dos cursos da área;
  • Incentivar as ações de iniciação científica e a interrelação dos cursos com as escolas de ensino fundamental e médio a partir de projetos de extensão e estágios supervisionados.

II – Formação em pesquisa e pós-graduação

  • Estimular a formação em pesquisa de docentes, egressos e profissionais da área;
  • Promover a formação continuada de docentes da área a partir de cursos de curta duração;
  • Manter a regularidade na publicação da REBECIN;
  • Disseminar e ampliar a produção da Editora ABECIN.

III – Parcerias nacionais e internacionais

  • Estimular a troca de experiências inovadoras de ensino entre os parceiros das instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do Mercosul;
  • Fomentar intercâmbios nacionais entre as escolas a partir de grupos de pesquisa e da formação de redes de pesquisadores;
  • Estimular a produção científica qualitativa entre docentes, discentes e pesquisadores de diferentes regiões do país;
  • Firmar novas parcerias internacionais entre escolas de formação da mesma área.

IV – Eventos da área

  • Realizar e fomentar a participação dos associados em cursos, oficinas, workshops e encontros da área;
  • Apoiar a realização dos Encontros Regionais de Educação em Ciência da Informação (ERECIN) e do Encontro Nacional de Educação em Ciência da Informação (ENECIN);
  • Realizar regularmente o Seminário Nacional de Avaliação curricular (SNAC);

V – Gestão da ABECIN

  • Ampliar o número de associados individuais e institucionais;
  • Fortalecer a atuação dos Grupos Regionais, visando maior interação entre as políticas nacionais de educação e as especificidades regionais;
  • Atualizar permanentemente o sitee a Lista de Discussão;
  • Utilizar as redes sociais (FacebookInstagram, Linkedin) como uma forma de comunicação e disseminação das ações da ABECIN;
  • Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos a partir dos canais de divulgação da ABECIN;
  • Criar o banco de Talentos ABECIN;
  • Criar central de nomes de docentes de cursos;
  • Divulgar lista de publicações que tratam do ensino na área;
  • Divulgar um calendário anual dos eventos das áreas afins;
  • Criar e divulgar lista de periódicos da área com Qualis.