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PLANO DE GESTÃO ABECIN 2019-2022

 

O Plano de Gestão da Chapa Acolher e Integrar que concorre à diretoria da ABECIN no período 2019-2022 tomou por base os seguintes documentos:

- Estatuto ABECIN

- Plano Nacional de Educação (2014-2024)

- Diretrizes curriculares Nacionais (Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia)

- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Assim, a proposta da Chapa Acolher e Integrar para eleição da nova diretoria adota as seguintes diretrizes:

I – Formação em Nível de Graduação (Presencial e a Distância)

- Manter ativa a relação da ABECIN com o Fórum Brasileiro de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e o Ministério da Educação (MEC), buscando integrar ações visando a melhoria do ensino de graduação na área de Ciência da Informação;

- Estimular a atualização permanente das diretrizes curriculares nacionais dos cursos da área;

- Mapear indicadores dos cursos conforme as metas do Plano Nacional de Educação - Lei n° 13.005/2014 – 2014 a 2024;

- Fomentar o debate sobre as práticas de ensino e sua disseminação nos eventos nacionais e regionais da ABECIN;

- Acompanhar a implantação dos cursos de graduação a distância na área de Biblioteconomia e orientar o uso da EaD nos cursos presenciais, quando for o caso;

- Orientar as atualizações curriculares dos cursos da área a nível nacional;

- Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;

- Mapear as necessidades especiais dos educandos;

- Mapear o perfil socioeconômico da população discente nos cursos das áreas afins, a fim de identificar a inserção de estudantes negros, quilombolas indígenas e LGBT;

- Manter e ampliar a participação das escolas de formação junto ao Prêmio ABECIN de melhores TCC;

- Criar uma base de dados de bibliografias básica e complementar das disciplinas dos cursos da área;

- Incentivar as ações de iniciação científica e a inter-relação dos cursos com as escolas de ensino fundamental e médio a partir de projetos de extensão e estágios supervisionados.

II – Formação em Pesquisa e Pós-Graduação

- Estimular a formação em pesquisa de docentes, egressos e profissionais da área;

- Promover a formação continuada de docentes da área a partir de cursos de curta duração;

- Manter a regularidade na publicação da REBECIN;

- Disseminar e ampliar a produção da Editora ABECIN.

III – Parcerias Nacionais e Internacionais

- Estimular a troca de experiências inovadoras de ensino entre os parceiros das instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do Mercosul;

- Fomentar intercâmbios nacionais entre as escolas a partir de grupos de pesquisa e da formação de redes de pesquisadores;

- Estimular a produção científica qualitativa entre docentes, discentes e pesquisadores de diferentes regiões do País;

- Firmar novas parcerias internacionais entre escolas de formação da mesma área.

IV – Eventos da Área

- Realizar e fomentar a participação dos associados em cursos, oficinas, workshops e encontros da área;

- Apoiar a realização dos Encontros Regionais de Educação em Ciência da Informação (ERECIN) e do Encontro Nacional de Educação em Ciência da Informação (ENECIN);

- Realizar regularmente o Seminário Nacional de Avaliação curricular (SNAC);

- Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente como eixo norteador para a realização de eventos, em particular os nacionais e regionais.

V – Gestão da ABECIN

- Ampliar o número de associados individuais e institucionais;

- Fortalecer a atuação dos Grupos Regionais, visando maior interação entre as políticas nacionais de educação e as especificidades regionais;

- Atualizar permanentemente o site e a Lista de Discussão; 

- Utilizar as redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin) como uma forma de comunicação e disseminação das ações da ABECIN;

- Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos a partir dos canais de divulgação da ABECIN;

- Criar o banco de Talentos ABECIN;

- Criar central de nomes de docentes de cursos;

- Divulgar lista de publicações que tratam do ensino na área;

- Divulgar um calendário anual dos eventos das áreas afins;

- Criar e divulgar lista de periódicos da área com Qualis.