Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Associação Brasileira de Ensino de Biblioteconomia e Documentação (ABEBD) foi desativada em 2001 e passou a denominar-se Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN).

 

História da ABEBD

No I Simpósio  sobre o Ensino de Biblioteconomia no Brasil, foi constituída uma Comissão composta por: Maria Martha de Carvalho (Presidente), Alfredo Américo Hamar e Abner Lellis Vicentini (membros) responsáveis por elaborar uma proposta de Estatuto para uma nova Associação.

No V Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD), em reuniões realizadas no dia 9 (com a presença de 27 professores brasileiros) e 10 (com a presença de 40 professores brasileiros) de janeiro de 1967 discutiu-se o Estatuto proposto para a nova Associaçã0.

No dia 13 de janeiro de 1967 foi aprovado o Estatudo e, assim, foi criada a Associação Brasileira de Escolas de Biblioteconomia e Documentação (ABEBD), com a participação de 27 professores brasileiros.
 
Primeira Diretoria:
Maria Martha de Carvalho (UFMG) - Presidente
Zenaira Garcia Marques (UFRGS) - Vice Presidente
Ana Maria Polke (UFMG) – Primeira Secretária
Jahyra Correa Santos (UFGRS) – Segunda Secretária
Elton Eugênio Volpini (UFMG) – Primeiro Tesoureiro
Minda Groismann (UFRGS) – Segunda Tesoureira

 

Segue link do artigo do Prof. Dr. Francisco das Chagas de Souza em que apresenta informações sobre a criação e trajetória da ABEBD:  

SOUZA, F. das C. de. A criação da ABEBD: expectativas e caminhos adotados. Biblios: RevistadeBibliotecología y Ciencias de la Información, v.7, n.25-26, jul./dic. 2006. Disponível em: <http://eprints.rclis.org/8802/1/25_04.pdf>. (Arquivo 243kb .pdf)