Prática pedagógica no ensino de Biblioteconomia: a experiência do trabalho temático da FABCI/FESPSP

Taís Bushatsky Mathias, Valéria Martin Valls, Maria Rosa Crespo

Resumo


Apresenta o Trabalho Temático, prática pedagógica concebida no planejamento do Curso de Graduação em Biblioteconomia da FaBCI/FESPSP, de 2011, como um instrumento que possui características do ensino com pesquisa. O relato objetiva destacar as características do paradigma emergente em educação em contraposição ao paradigma newtoniano-cartesiano presente no ensino de Biblioteconomia desde seu reconhecimento como disciplina do conhecimento. Tal distinção entre paradigmas científicos demonstra o acompanhamento das instituições de ensino das mudanças que afetam a Educação e a formação dos profissionais. O percurso metodológico é exploratório e as autoras analisam o relacionamento entre os conceitos explicitados na revisão bibliográfica sobre o ensino com pesquisa articulando-os com a descrição do processo de realização do Trabalho Temático que envolve docentes e discentes. As considerações apontam a relevância do ensino com pesquisa para a construção de uma prática de aprendizagem consciente e a consolidação de uma visão processual da formação do e pelo discente bem como do docente, em que o sujeito cognoscente é gerador de conhecimento enquanto aprende.


Palavras-chave


Trabalhos Temáticos; Ensino de Biblioteconomia; Ensino com Pesquisa; Graduação em Biblioteconomia.

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