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FORMAÇÃO SÓCIO-CULTURAL E POLÍTICA PARA PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO 

 

Objetivo: Possibilitar uma formação política e sociocultural para capacitar os(as) profissionais da informação para lidarem, prevenirem e combaterem casos de intolerância e discriminação racial, étnica, religiosa, política, sexual, de gênero, contra pessoas com qualquer tipo de deficiência nos diferentes espaços sociais e ambientes de informação.

Público Alvo: Estudantes e profissionais de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e Museologia no Brasil.

Formato: a distância (Plataforma Moodle)

Instituição Promotora: ABECIN

Investimento: Inscrição gratuita (Inscrições Encerradas)

Carga Horária Total: 160 horas

Período: De 2 de maio a 20 de dezembro de 2019

 

MÓDULOS DO CURSO:

 

MÓDULO 1: RESPONSABILIDADE SOCIAL NA ÁREA DE INFORMAÇÃO

Professora: Marielle de Moraes (RJ)

Ementa: Responsabilidade social. Aspectos históricos da responsabilidade social. Responsabilidade social em Biblioteconomia. Aspectos históricos da responsabilidade social em Biblioteconomia. Aspectos contemporâneos da responsabilidade social em Biblioteconomia. Responsabilidade social universitária.

Carga Horária: 45h/a

 

MÓDULO 2: FORMAÇÃO POLÍTICA PARA PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO

Professoras: Elisa Delfini Correa (SC) e Aliriane Ferreira Almeida (RS)

Ementa: Definição e conceito de política. Cultura política. Política e coletividade. Pensamento sócio político brasileiro. Políticas públicas e democratização da informação no Brasil.  Formação e atuação política do bibliotecário.

Carga Horária: 45h/a

 

MÓDULO 3: ABORDAGENS ÉTNICO-RACIAIS NA ÁREA DE INFORMAÇÃO

Ementa: Dinâmica das relações étnico-raciais no Brasil. Processos de produção, acesso e uso da informação étnico-racial para uma educação antirracista.  

Professor: Erinaldo Dias (GO) e Dávila Maria Feitosa (GO)

Carga Horária: 45h/a

 

MÓDULO 4: MEDIAÇÃO CULTURAL, INFORMAÇÃO E DIVERSIDADE

ProfessoraTania Callegaro (SP)

Ementa: Cultura e diversidade no centro das discussões contemporâneas, sociais, políticas e econômicas. Sistema cultural, sociedade neocolonizada e midiática, parâmetros da comunicação para rupturas e afirmação dos direitos culturais.  Mediador cultural e ação cultural sob a perspectiva sócio-histórica e cultural dos estudos da comunicação e informação.  Relato de projetos, diversidade de classe, LGBTQ+ e geracional. 

Carga Horária: 45h/a

 

MÓDULO 5: MAPAS AFETIVOS DE FONTES DE INFORMAÇÃO EM GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADES

Professoras: Elisangela Gomes  (GO) e Marielle de Moraes (RJ)

Ementa:: Conceito e abordagem de fontes de informação interseccionada em gênero, raça e sexualidades; corpo e território. Elaboração de mapas afetivos de acordo com a geografia das instituições de cada participante.

Carga Horária: 45h/a

 

MÓDULO 6: PRÁTICAS PARA DESENVOLVER A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NAS COMUNIDADES

Professora: Daniela Spudeit (SC)

Ementa: Conceito, evolução, histórico sobre a competência em informação. Padrões, indicadores, dimensões, modelos e avaliação da competência em informação. Elaboração de programa de competência em informação.

Carga Horária: 45h/a

 

MÓDULO 7: DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLÍTICAS PÚBLICAS

Professoras:   Gilvanedja Mendes (PE) e Cida Fernandez (PE)

Ementa: Fundamentos históricos e epistemológicos dos direitos humanos e democracia na América Latina e no Brasil. Processo de redemocratização e os movimentos sociais em defesa dos direitos humanos. Estado democrático de direito, cidadania e a concretização dos direitos humanos. Políticas públicas: conceitos, gestão estratégica, planejamento, desenvolvimento e monitoramento. Garantia, controle social e eficácia do exercício de direitos. Direito à informação, à cultura, ao livro, leitura, à literatura como direito humano: políticas de cultura e educação e políticas setoriais de livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil. Estratégias metodológicas nas ações de defesa dos direitos humanos: articulação em rede na Era da Informação.

Carga Horária: 45h/a

 

MÓDULO 8: ELABORAÇÃO E CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA PROJETOS CULTURAIS E INFORMACIONAIS

Professora: Paola Nascimento (SC)

Ementa: Leis de incentivo no Brasil. Elaboração de projetos (pré-execução, execução e pós-execução). Captação de recursos por meio de incentivos fiscais com foco na Lei Rouanet. Captação de investidores. Prestação de contas.

Carga Horária: 45h/a

 

TUTORES:

- Admeire Santos

- Heloá Cristina Camargo de Oliveira-Del-Massa

- Janaina Guimaraes

- Maria Aparecida Arruda

 

Coordenação: Profa. Daniela Spudeit (danielaspudeit@gmail.com)

 

OBS.: Inscrições Encerradas.