Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

NOTA DE INDIGNAÇÃO SOBRE A ‘TRAGÉDIA ANUNCIADA’ OCORRIDA NO MUSEU NACIONAL

EM 2 DE SETEMBRO DE 2018

 

A Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) registra sua indignação sobre a ‘tragédia anunciada’ ocorrida no Museu Nacional em 2 de setembro de 2018, fruto do descaso de políticas públicas e orçamentárias federais, estaduais e municipais que recorrentemente não contemplam a educação, a cultura, a história e a memória do nosso País.

O Museu Nacional fundado por Dom João VI, em 6 de junho de 1818, foi incorporado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1946, seu acervo abrigava mais de 20 milhões de itens da memória brasileira. O Museu subsidiava pesquisa em diferentes áreas do conhecimento, cuja negligência do poder público afronta o futuro da Ciência e pesquisa no País. 

Os cortes orçamentários ocorridos desde 2014, impuseram ao Museu Nacional a ‘tragédia anunciada’. A sociedade perde sua história, sua memória, seu passado! 

A ABECIN expressa sua solidariedade aos funcionários do Museu Nacional e conclama a sociedade brasileira, instituições e governo a rever suas políticas públicas e orçamentárias voltadas às áreas da educação, cultura, história e memória.

 

  Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)

Gestão 2016-2019