Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

NOTA EM DEFESA DA DEMOCRACIA BRASILEIRA

 

A Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), vem a público para manifestar seu compromisso com a educação e a democracia brasileira. 

Neste momento em que a sociedade brasileira vivencia um processo eleitoral decisivo para seu futuro, entendemos que a diversidade político-partidária é saudável e merece ser fortalecida, pois é assim que se constrói uma democracia forte e defensora da justiça e da igualdade social. 

Nessa perspectiva, a ABECIN se solidariza com distintas instituições e associações acadêmico-científicas no sentido de alertar a sociedade sobre o perigo de se estabelecer um regime autoritário. Repudiamos toda e qualquer violação aos direitos fundamentais do cidadão, em especial àqueles que impeçam ou limitem o acesso à informação, educação e cultura. 

Foram anos de luta e resistência de muitos cidadãos brasileiros que proporcionaram a democracia que ora vivenciamos e, exatamente por essa razão, não podemos permitir que todas as conquistas obtidas até aqui sejam simplesmente descartadas ou violadas. 

Nossa Constituição aprovada em 22 de setembro de 1988, trinta anos atrás, estabelece em seu Artigo 5° os direitos básicos, dos quais se destacam: a) todos são iguais perante a lei; b) é livre a manifestação do pensamento, de expressão e de religião; c) é inviolável a vida privada; d) é assegurado a todos o acesso à informação; e) é livre o direito de manifestação. Nenhuma outra lei pode contradizer ou se sobrepor à Carta Magna.

A ABECIN reafirma seu compromisso para consolidar o Estado democrático, o respeito à pluralidade de opiniões, o respeito à diversidade, o respeito às pessoas e repudia qualquer tipo de discriminação e violência, político-partidária, étnica, de raça, de gênero ou de religião, bem como o incentivo à cultura do ódio que ameaça a democracia conquistada a duras penas ao longo de nossa história.

Nesse intuito, conclama a comunidade acadêmico-científica da área de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e Museologia a defender as instituições vinculadas à educação e à cultura e seus importantes papeis para a formação de cidadãos críticos e reflexivos e, portanto, aptos a defender a democracia do País.

São Paulo, 13 de outubro de 2018. 

Diretoria ABECIN

Gestão 2016-2019