Chamada para submissões

A submissão dos trabalhos deverá ser de acordo com os seguintes eixos temáticos:

1- A leitura como direito humano
Ementa: Leitura, literatura e desenvolvimento humano. Leitura, educação e democracia. Mediação e práticas de leitura em diferentes espaços culturais e educacionais. Leitura e formação de leitores na perspectiva dos múltiplos letramentos. Leitura e acessibilidade cultural e atitudinal.  Leitura, apropriação da informação e produção de conhecimentos. O profissional da informação como mediador do processo de leitura. Dimensão cognitiva da leitura.  Biblioterapia, Ciência da Informação e interlocução com outras áreas. Livro e leitura no processo civilizatório. Políticas públicas de leitura e participação social.

2- Estudos teóricos  em Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e Museologia.
Ementa: Fundamentos Teóricos. Conteúdos de interlocuções e conexões disciplinar da Ciência da Informação: caracterização, definições, teorias e evolução. Investigações em Ciência da Informação. A informação como objeto de estudo: teorias e evolução. Profissionais da Ciência da Informação. Perfis profissionais. Ética profissional. Formação profissional.

3-Práticas e inovação pedagógicas em Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e Museologia.
Ementa: Inovação nas práticas de ensino-aprendizagem (modelos, técnicas e metodologias). Formação continuada. Ferramentas pedagógicas (cursos, seminários, pesquisa, educação a distância). Competências pedagógicas. Aprendizagem colaborativa. Ensino-aprendizagem baseado em resolução de problemas, portfólios e em projetos. Desenvolvimento de Competências. Aprendizagem significativa. Desenvolvimento de cultura digital em professores: tecnologias digitais de informação. Tecnologia digital de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem. Avaliação dos processos de ensino. Avaliação da aprendizagem; Avaliações curriculares. Propostas de aprendizagem a partir da construção de conhecimento. Mediação pedagógica. Estrutura Curricular: formação integral de discentes. Competências transversais, gerais e específicas para a docência (fundamentos, conceitos e habilidades). Recursos didáticos. Liderança educacional.

4-Atividades complementares, estágio, ensino, extensão e pesquisa em Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e Museologia.
Ementa: Contribuição das atividades (complementares, estágio, ensino, extensão e pesquisa) na formação. Habilidades desenvolvidas e necessárias no exercício das atividades.  Metodologia e modelo de articulação das práticas de ensino, extensão e pesquisa. Compreensão das atividades em uma perspectiva interdisciplinar. As atividades (complementares, estágio, ensino, extensão e pesquisa) nas áreas de Ciência da Informação como objeto de estudo. Grupos de Pesquisas. Prática científica para refletir sobre a formação acadêmica.

5 - Respeito, tolerância à diversidade e igualdade no ensino em Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e Museologia.
Ementa: Educação, formação humana e práticas informacionais para as relações étnico-raciais, de gênero e diversidade cultural na Ciência da Informação. Ensino de histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas, de gênero e sexualidade na formação do profissional da informação. Ações de combate à intolerância racial, religiosa, sexual e de gênero. Identidade, alteridade, gênero, gerações. Práticas culturais (festas, religiosidades, artes) e sociabilidades. Informação e movimentos sociais.


a) submissão de trabalho completo: até 30 de junho;
b) notificação de revisão ou aceite sem alterações: até 7 de julho;
c) submissão versão final: até 14 de julho;

Diretrizes para Autores

As orientações para a elaboração do texto são oriundas das seguintes normas:

a) artigo em publicação periódica técnica e/ou científica (NBR 6022:2018);
b) referências (NBR 6023:2018);
c) numeração progressiva das seções de um documento (NBR 6024:2012);
d) resumo (NBR 6028:2003);
e) citações em documentos (NBR 10520:2002);
f) trabalhos acadêmicos (NBR 14724:2011);
g) tabelas (IBGE, 1993).

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Submissões a esta conferência fecharam em 2019-07-01.